NOVO SITE - WWW.NEWSRN.BLOGSPOT.COM

Visite nosso Novo Site..
Forte Abraço a Todos..

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Litoral Norte do RN

Redinha:
O nome da praia vem do fato dos moradores fazerem rede para vender. A praia abriga o encontro das águas do Rio Potengi com o mar. É porta de saída das jangadas. A igreja da Redinha é um destaque com sua construção feita com pedras da praias, barro e óleo de baleia. O mar tem ondas fortes e recifes.
Santa Rita:
Situada no município de Extremoz, Santa Rita é a primeira a exibir o aparecimento das Dunas, típicas do Litoral Norte. Praia típica de veraneio, com poucos bares, barracas de praia, e pouca movimentação de banhistas. Daqui é possível ver a Praia da Redinha, e mais ao fundo, Natal. Do outro lado, avista-se a praia de Genipabu. O mar é calmo, e na maré baixa, há piscinas naturais.
Genipabu:
A 25 km de Natal, no município de Extremoz, está com certeza o cartão postal mais famoso do Rio Grande do Norte. Famosa pelas enormes dunas, pelos paredões de areia fina que avançam até o mar, seus imensos coqueiros e sua lagoa de águas doces, Genipabu é um dos principais passeios do Litoral do RN. As dunas de Genipabu atraem turistas do mundo inteiro para verem as dunas móveis.
Barra do Rio:
Balsas bem rústicas, com homens remando, fazem a travessia entre Genipabu e Barra do Rio pelo Rio Ceará-Mirim, o que a torna uma praia de movimentação constante e beleza indescritível poís aqui podemos ver um dos mais belos por-do-sol de nossa região.
Graçandu:
O acesso é feito pelas praias vizinhas como Pitangui e pela balsa de Barra do Rio. A areia é fofa, branca e há recifes no mar. A atração é o passeio de jet-ski e ultraleve. Ideal para banho, pois o mar é calmo e formam-se piscinas naturais, situa-se a 6km da praia de Genipabu.
Pitangui:
Localizada a 15 km de Natal, Pitangui é uma praia tranqüila com dunas e coqueiral, onde a pesca da lagosta é o modo de sobrevivência dos pescadores. Na lagoa de Pitangui pode-se descer as dunas por cabo e ainda andar de Ultraleve e pedalinhos. Pitangui é roteiro obrigatório nos passeios de Buggy graças as suas belíssimas dunas e lagoas.
Jacumâ:
Jacumã fica a 33 km de natal, e é uma praia cercada de arrecifes que a transformam em enseada, deixando o mar sem ondas, a tranqüilidade do mar proporciona banhos agradáveis e mergulhos e grandes caminhadas pelas suas areias brancas. Seu grande atrativo é a Lagoa de Jacumã, roteiro obrigatório dos passeios de buggy, o destaque fica por conta do aerobunda e do esquibunda.
Muriú:
Principal praia de pesca de lagosta, possui uma paisagem recheada de dunas e coqueirais. Com jangadas, pequenas embarcações, e redes de arrasto, No entanto a tranqüilidade desta bela praia não é abalada pela movimentação nem na época de veraneio. O coqueiral e as ondas pacatas são atrativos juntamente com suas piscinas naturais que se formam a 1km da costa, uma delas é o Buraco da velha.
Barra de Maxaranguape:
O encontro do Rio Maxaranguape, que corta o vilarejo, com o mar é um espetáculo de rara beleza. Recifes ao longo do litoral proporcionam água calma para o banho. Um dos carnavais mais animados dos veranistas do Litoral norte, Barra de Maxaranguape fica situada no município de mesmo nome é famosa pelo seu artesanato e sua pesca farta, além, é claro, do seu carnaval.
Caraúbas:
Impossível não se apaixonar pelos coqueirais e pelo mar calmo de águas claras de Caraúbas. A paz reina neste pedaço de paraíso do litoral norte-rio-grandense, já que é uma praia semi deserta, típica vila de pescadores. Praia que fica no município de Maxaranguape, e possui uma das mais belas paisagens do litoral norte. Há ainda falésias e jangadas.
Maracajaú :
A 60 km de Natal, Maracajaú surpreende pelas suas águas cristalinas e mornas, tem areia branca e um imenso coqueiral. Aqui estão os parrachos, bancos de corais em alto mar, a 7km da costa. Ideal para a prática de mergulho, tanto snorkel ou com cilindro. Os parrachos abrigam uma enorme variedade de fauna e flora composta pelos mais diversos e coloridos peixes ornamentais, lagostas, e polvos.
Punaú:
Fica na foz do Rio Punaú. Situada a 65 km de Natal, possui uma das mais belas paisagens do litoral norte. A Barra do Rio Punaú, no encontro das águas, é um lugar único. Como a maioria das praias deste lado do Estado, é formada por coqueirais e dunas, tendo como grande atração o encontro do Rio Punaú com o mar. Seus arrecifes a tornam ideal para a prática de pesca submarina.
Zumbi:
No município de Rio do Fogo, encontramos a praia de Zumbi, de beleza quase selvagem, é uma típica de vila de pescadores com casas de veraneio. Tem mar calmo, areia fofa, dunas baixas e coqueirais, proporcionando uma paisagem de rara beleza que atrai os visitantes para longas caminhadas em suas areias.
Rio do Fogo:
As praias possuem falésias, recifes e boas condições para a pesca submarina. Diz a lenda que os pescadores costumavam avistar a noite um grande círculo de fogo em torno da lagoa. Como as águas dessa lagoa se encontram com o mar, os habitantes passaram a chamar o local de Rio do Fogo.
Perobas:
Em meio a muitos coqueiros e recifes, a praia de Perobas, a 78 km de Natal, no Litoral Norte, é uma vila de pescadores onde a tranqüilidade predomina. Nessa praia é possível ouvir o som que o vento tira das folhas dos coqueiros. Distante 5 km da costa, estão os corais, também conhecidos por parrachos de Rio do Fogo, uma área ainda pouco explorada, de uma beleza rara.
Touros:
Uma das mais famosas praias potiguar, privilegiada pela beleza natural. Com acesso pela BR 101, situado a 106 km de Natal, o município de Touros abriga o primeiro registro da posse dos Portugueses em nossa costa. Datado de 1501, o marco de Touros é um Patrimônio Nacional. Hoje, Touros é um vilarejo de pescadores com praias tranqüilas e um dos faróis mais importantes da América Latina.
São Miguel do Gostoso:
A 112 km de Natal, a praia de São Miguel do Gostoso, conhecida como a "esquina do continente", conta com praias tranqüilas e denso coqueiral. Seus ventos intensos favorecem a prática do windsurfe e do kitesurf. A famosa tranqüilidade que sempre lhe foi peculiar, apesar de tantas mudanças, continua intacta.Vale a pena conhecer este recanto do paraíso que faz jus ao próprio nome.
Ponta do Mel:
A região conhecida por Costa Branca, tradicional produtora de sal do Rio Grande do Norte, apresenta cenários deslumbrantes, com imensas dunas, falésias e praias desertas. A praia de Ponta do Mel, apresenta uma peculiaridade: é exatamente nesse ponto à 255 km de Natal, no litoral Norte, que o sertão vai de encontro ao mar, criando um cenário exótico, com enormes falésias de terra avermelhada.
Galinhos:
É uma península cercada por dunas, rio e salinas. Galinhos tem cerca de 2 mil habitantes. Pela sua localização o acesso só pode ser feito de barco, veículo 4x4 e bugue, na maré baixa, enfrentando dunas. Dunas, salinas e manguezauis formam as paisagens que encantam os turistas, a vila de Galinhos é diferente, não possui trânsito de automóveis. Charretes formam um cenário diferente.

0 comentários:

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP